Fonte:
KUROSKI, Cristina. Estrutura e funcionamento do Ensino. Indaial: Ed. ASSELVI, 2008. (Pág. 18)
Como você vê a educação, atualmente, a partir dos questionamentos:
1. Ao falarmos de: busca da Autonomia, da democracia, da formação de uma nova política educacional, a busca por uma escola política, universal, gratuita, democrática e de qualidade estarmos nos referindo a uma visão ideológica positiva? Discuta o assunto com sua turma.
2. Como os meios de comunicação podem influenciar um povo através dos interesses capitalistas?
3. Que mecanismos influenciam o consumismo desenfreado?
4. Proibir o acesso à mídia é a solução?
5. Qual o papel da escola em relação à utilização da mídia pelos alunos?
Respostas:
Por Mike Jansen
1. O caminho para a aceleração de uma real independência com relação à predominância da ideologia dominante pode ser alcançada através de uma nova política de ensino, que possibilite e conduza a população a tomar conhecimento de sua condição e sua ligação com os mecanismos de estagnação, castradores, dogmáticos, místicos, paroquiais, ou seja, as lavagens cerebrais pelas quais somos submetidos desde o ingresso no mundo. Uma visão ideológica positiva deve ser clara e totalmente livre de interesses egóicos, firmada em uma democracia plena e universalista. A democracia vigente é apenas uma versão caricata do ideal ético.
2. O sistema capitalista visa como principal objetivo o crescimento econômico, se utilizando de todos os meios de comunicação possíveis para difundir suas ofertas, gerando estímulos que criam a necessidade de consumo.
3. O consumismo desenfreado é estimulado pela assimilação dos projetos elaborados estrategicamente no campo da publicidade (principal ferramenta do capitalismo).
4. Não, Um sistema que impede a livre manifestação de idéias não é democraticamente ideal. A recomendação seria quanto à análise e o esclarecimento às propostas e intenções do objeto em questão, estimulando a visão crítica.
5. O papel da Escola em relação à utilização da mídia pelo aluno seria o de proporcionar condições para a autonomia, através de análises críticas e aprofundamentos temáticos, estimulando e oferecendo a formação de um cabedal consciencial , para tornar possível a identificação dos fatos que possuem relevância.
E você, o que pensa à respeito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário