segunda-feira, novembro 08, 2010

DARKSEID

Seguem imagens da modelagem 3D do busto de um dos personagens que mais admiro no universo DC. Darkseid é um supervilão, seu nome é um anagrama para dark side (lado negro). O personagem foi criado pelo mestre Jack Kirby para ser o principal inimigo dos Novos Deuses. Com o tempo foi, assim como Brainiac, se tornando também um rival tradicional do Superman.
Ele rege o mundo distópico de Apokolips, que vive um prolongado período de paz com o planeta rival Nova Gênese. Sua primeira aparição ocorreu em Superman's Pal Jimmy Olsen 134 (novembro de 1970).
Darkseid nem sempre apresentou sua pele rochosa e poderes semidivinos. Ele era anteriormente chamado de Uxas e tinha aparência humana como a vasta maioria dos Novos Deuses. Seu irmão mais velho, Drax, planejava clamar para si a misteriosa Força Ômega e se tornar Darkseid, mas iria utilizar seus poderes a fim de trazer a paz a Apokolips. Uxas o matou antes disso e adquiriu a Força Ômega para si.




sexta-feira, outubro 08, 2010

Calvin & Haroldo e a televisão

Brilhante tira no que se refere à crítica sobre um dos mecanismos mediáticos que mais contribui para a estagnação do pensamento humano. O conteúdo ideológico transmitido ao telespectador nem sempre é o mais grave, mas sim a condição passiva e improdutiva gerada por horas de programação que não coopera em nada com a formação do sujeito.

quarta-feira, abril 28, 2010

"WURM ou VORME"

Olá pessoal! Com base nas características de um modelo de criaturas encontradas no "cardgame" Magic the Gathering, resolvi criar e modelar um "Vorme"(Wurm).



segunda-feira, abril 05, 2010

BATMAN - CLÁSSICO - MODELAGEM

Olá pessoal! Nesta modelagem do Batman tentei englobar as características que mais aprecio no personagem! O visual clássico com simbolo negro, físico robusto, e investigador "casca dura". Baseado no Cavaleiro das trevas e Batman ano um.




terça-feira, março 16, 2010

BATMAN - CARACTER DESIGN COMICS

Neste desenho eu utilizei, papel, lápis, nanquim, scaner e photoshop.

terça-feira, março 09, 2010

HULK - MODELAGEM 3D

Segue imagens de uma nova modelagem do Hulk. Neste trabalho utilizei o Zbrush 3.5, e tive um cuidado maior na composição da anatomia do personagem.

terça-feira, março 02, 2010

SAÚDE Vs ESTÉTICA E ANABOLIZANTES



Autor: Mike Jansen
Os relatos e observações que aqui descrevo referem-se à experiências pessoais vivenciadas em diversos lugares.

Ao final de tarde, após o trabalho, desloco-me à academia para cumprir mais um dia em minha rotina de exercícios. Chegando ao local, organizo com meu parceiro de treino a estrátegia mais apropriada a ser utilizada no dia e partimos para a atividade. Durante este tempo, chegam aos poucos outros amigos e colegas adeptos também à "dinastia do ferro", título este atribuído aos apaixonados pela atividade física, ao menos, assim deveria. Os fatos que sucedem demonstra o quão patológico encontra-se o holopensene de alguns ambientes.
Mau humor, total descontrole emocional e comportamental, agressividade, cansaço, fraqueza, tristeza, insônia, depressão, baixa imunidade, perda da libido e um desinteresse geral são algumas das características que identifiquei em vários frequentadores nas academias. Um fato comum que tenho presenciado em alguns diálogos, seria o da utilização regular do medicamento PRAMIL, utilizado para disfunção erétil. A faixa etária das pessoas que tenho visto utilizarem este medicamento está entre 20 - 35anos. Durante os anos também presenciei alguns casos em que foi necessário a utilização do dreno em infecções locais, originadas pela contaminação na manipulação dos aparelhos de injeção e ou produtos de procedência duvidosa.
Todos os efeitos colaterais citados acima, e muitos outros danos diagnosticados pelos próprios médicos dos auto-sabotadores, originaram-se pela administração de ciclos com anabolizantes (hemogenin, Durateston, Deca-durabolin, Deposteron, Anabolic, oxandrolona, Stanol, GH).
Entre vários diálogos buscando o entendimento, a partilha de minhas experiências e o esclarecimento, observei que a maioria dos que administram os ciclos, detêm conhecimento superficial sobre nutrição e treinamento, apresentando desinteresse por pesquisas e informações úteis, simplesmente atribuem os ganhos em aumento de massa muscular somente à utilização de anabolizantes, ignorando sempre seus efeitos colaterais. Demonstram resistência quanto a possibilidade de seguirem um planejamento alimentar, junto a um bom programa de treinamento. Algo semelhante acontece com alguns "gordinhos", que perdem horas da semana em cima das esteiras, sem, também, se beneficiarem das vantagens de uma reeducação e planejamento alimentares. Alguns até auto-administram medicamentos com "tarja preta", inibidores de fome, diuréticos, injeções locais de lipostabil, etc..
Dentre os colaterais que observei ao longo dos anos, destaco a dependência psicológica como principal motivador à utilização cíclica dos anabolizantes. O processo, a grosso modo, ocorre da seguinte forma: Durante o período de administração da(s) droga(s), o experimentador desfruta de altas libídicas, rápido aumento de força e volume muscular, diminuição do percentual de gordura, etc... Passado este período, com a baixa de testosterona e os níveis de cortizol em alta, o experimentador percebe que os atributos antes adquiridos sofrem uma queda vertiginosa, colhendo como saldo a falta de motivação, desânimo para as atividades e diversos outros colaterais já citados. Indiferente e inconformado, programa outro ciclo. Com o passar do tempo surgem os prejuízos à saúde, doenças cardíacas, Andropausa precoce, calvície, diversas doenças relacionadas ao mau funcionamento do Sistema Endócrino e Imune. Os anabolizantes funcionam como um terceirizador de doenças, pois seus danos se manifestam por reações em cadeia, e em poucos casos de forma direta.
Algumas vezes presenciei o absurdo, de alguns indivíduos que, após longos períodos de pausa em suas atividades físicas, começavam a administrar as drogas antes do seu regresso. A grande maioria dos usuários de anabolizantes que conheço possuem como única justificativa o mero desejo imediatista na melhora estética.
Já presenciei jovens de 17anos utilizarem anabolizantes, recomendados e vendidos por adeptos mais antigos. Ouvi o relato de indivíduos que diziam administrar doses de Deposteron em suas mulheres, com o objetivo de estimular a libido.
Conheci pessoas que utilizaram injeções locais de ADE e posteriormente tiveram de fazer tratamentos para combater o ínicio da necrose local.
Sinonímias relacionadas ao cidadão quanto ao uso de farmacológicos sem justificativa plausível: Auto-corruptor, auto-sabotador, amoral, masoquista, egocêntrico, egoísta, negligente, imediatista, conformista, acéfalo.

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

OBESIDADE, MÁ ALIMENTAÇÃO, IGNORÂNCIA



Autor: Mike Jansen

Um dia desses estava no supermercado, esperando ser atendido no balcão de frios. Na fila, a minha frente, um Sr. com idade variando entre 65-70 anos fazia seu pedido. Chamou-me a atenção quando a atendente perguntou ao Sr. "— Qual o tipo de presunto o Sr. vai querer? — O mais gordo que tiver!"— Respondeu! Para muitos este fato pode parecer normal mas, confesso que sempre me surpreendo! Quando estou na fila do caixa, para passar o tempo observo as compras das outras pessoas, com objetivo de formar referência sobre a tendência alimentar da população em geral, e é lamentável perceber ainda o quão alto está o nível de indiferença pela manutenção da própria saúde!
Bacon, margarina, manteiga, presunto gordo, requeijão, queijo cheddar, queijo processado, lingüiça, salamito, carne gorda, leite integral, biscoitos, salgadinhos, pizzas, pipoca de micro-ondas, bolachas recheadas, doces, balas, bolos, chocolates, sorvetes, farinha refinada, pão branco, açucar refinado, refrigerantes, enlatados, cervejas e outras bebidas alcoólicas, etc... Estes e outros ítens que poderiam tornar esta lista imensa, fazem parte do grupo de alimentos preferidos e normalmente consumidos diariamente por grande parte da população, e para piorar, a maioria destes alimentos são consumidos geralmente associados.
O mau hábito alimentar somado ao sedentarismo, revela nas estatísticas a dimensão da ignorância, ou seja, atualmente 70% de todas as mortes no mundo são geradas por doenças relacionadas a má alimentação. Segundo especialistas a obesidade é fator de risco para cerca de 60 doenças crônicas, das quais se destacam: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, hipertrofia ventricular, dislipidemias, hiperuricemia, aterosclerose, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, derrame cerebral, arritimia cardíaca, dores articulares degenerativas, distúrbios psicológicos, calvície, cirrose hepática, trombose venosa, cancêr de mama - endométrio - vesícula biliar e próstata.
A mídia em geral promove regularmente diversas matérias e pesquisas informando quanto aos perigos e benefícios na alimentação.
Pensando no assunto, me ocorrem as seguintes questões:
1° - Porque as pessoas não se conscientizam dos fatos, e evitam futuras lamentações e sofrimento advindas do grande número de patologias associadas a má alimentação?
2° - Porque as pessoas não levam em consideração as vantagens de uma melhor qualidade de vida e longevidade? Estas questões se aplicam também aos sustentadores de vícios (álcool, cigarro, cocaína, anabolizantes e outros).
A resposta é comum a estas e diversas outras questões relacionadas ao gênero da psique. A consciência humana é deveras patógica e o reflexo atinge a vida intrafísica habitual. A sociedade leva muito tempo para se reciclar, e um novo conhecimento pode levar gerações para ser integrado.
Penso que a necessidade de inserir nas escolas a nutrição como disciplina obrigatória se faz imprescindível, já a partir da 5ª série do 1°grau até o término do 2°.

Reflexão:
O planejamento de vida, bem como os projetos já em andamento podem ser interrompidos repentinamente pela própria negligência. O nível da qualidade de vida afeta diretamente a auto-estima e o desempenho em qualquer atividade física ou intelectual.
Sinonímias relacionadas ao cidadão indiferente quanto a manutenção da saúde física: Auto-corruptor, auto-sabotador, amoral, masoquista, egocêntrico, egoísta, negligente, imediatista, conformista.
Dicas:
1 - Procure um profissional gabaritado e com boas referências!
De todo o conhecimento que tive contato como experimentador, destaco o estudo seletivo dos alimentos a serem utilizados por cada tipo sangüineo do Dr. e pesquisador Peter J. D'Adamo, conhecimento que contribuiu em meus experimentos com significativos resultados positivos, tais como: Uma redução de 11Kg (o valor representa 14% do meu peso total inicial), basicamente em excessos de gordura. Diminuição de 15cm na circunferência abdominal, considerável melhora no metabolismo e funções intestinais. Deve ser considerado que não utilizei cálculos para ingestão calórica e nutrientes, apenas reeduquei os hábitos alimentares, utilizando cerca de 80% dos alimentos sugeridos para o meu tipo sangüineo ("O").

Aos interessados:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/166952/a-dieta-do-tipo-sanguineo/?ID=774628657DA0218093B340659
2 - Ao auto-experimentador recomendo que considere basicamente o seguinte:

O corpo necessita uma demanda diária de água, sais minerais, vitaminas, gorduras, proteínas e carboidratos para a manutenção sadia, visando o equilíbrio de suas funções. Para melhor organização do seu novo planejamento alimentar, será necessário adquirir uma tabela de composição dos alimentos, para a seleção e ajuste das quantidades dos macro e micro-nutrientes, baseadas nos cálculos de necessidades calóricas utilizadas em suas atividades.

Baixe neste endereço a tabela brasileira de composição de alimentos fornecida pela Unicamp.
http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/download.php?arquivo=taco_versao2.pdf
Para realizar os cálculos e interagir com mais informações, você pode utilizar as ferramentas disponíveis gratuitamente no site:
http://www.cdof.com.br/testes.htm
Lá você encontra:
Teste de Percentual de Composição Corporal (%Gordura)
Cálculo de Calorias Gastas em Atividades Físicas e Ocupacionais
Cálculo de Necessidades Diárias de Energia
Teste de Risco Coronariano
Teste sua Pressão Arterial e FC de repouso
Avaliação do Nível de Colesterol
Teste para risco de doença coronariana nos próximos 10 anos
Valor Calórico dos Alimentos
Conversores de Medidas
Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida -SF-36
Como calcular as calorias que devemos ingerir para emagrecer e engordar
Taxa Metabólica Basal

Observação: Apesar das pesquisas demonstrarem a presença de substâncias benéficas na composição dos alimentos, não se deve cometer abusos no consumo, acreditando que somente benfeitorias lhe serão atribuídas, leve sempre em consideração a singularidade do organismo humano.
Para certificar que uma fonte de alimento, suplemento, multivitamínico ou erva, lhe promova algum benefício, é necessário considerar as pesquisas sérias, disponíveis sobre o produto, e a realização de um período experimental, organizado via registros e anotações, com análise auto-crítica aos mínimos sinais de reações no peso, pele, sangue, estômago, intestino, cabelos, sudorese, concentração, raciocínio, etc... Para após incorporá-lo em definido no seu planejamento alimentar.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

TABAGISMO


Praticamente todos os finais de semana desloco-me para o centro da cidade para atividades afins e, deparo-me sempre com um quadro preocupante, o alto percentual da população que ainda cultiva o inconsequente vício do tabagismo! Nas plataformas do trem e diversos outros locais existem placas sinalizando "proibido fumar" mas, lamentavelmente ainda são ignoradas por muitos, que agem com indiferença quanto a presença de outras pessoas não-fumantes. Andando pelas ruas no centro (Porto Alegre), é comum adultos fumarem na presença de crianças, algumas ainda em idade de colo. Outro fato comum é sentar-se para descansar nos bancos da praça da Alfândega, para em poucos minutos alguém acender um cigarro do seu lado. Frequentemente induzo estados de hipoxia, ou seja, tranco a respiração alguns segundos por diversas vezes devido ao grande fluxo de fumantes que acabo cruzando pelas ruas.
Sinonímias relacionadas ao sustentador do vício tabagista: Divagador, Amoral, Auto-corruptor, auto-sabotador , masoquista, egocêntrico, acéfalo. Todos os fumantes que conheci, têm ou tiveram alguma patologia (mental, física ou ambas) originada ou agravada pelo vício.
Com atitudes de auto-conscientização e esclarecimentos, é possível mudar este quadro. Contra fatos não há argumentos!

Segue matérias que encontrei na internet advertindo sobre os perigos do cigarro!
Boa leitura!

Os perigos do cigarro
Prof. Dr Elie Fiss
Prof. Titular de Pneumologia FMABC Contato: eliefiss@uol.com.br
Fonte: http://idmed.com/bemestarMateria.php?sessao=bemestar&topico=1&materia=73

Atualmente, cerca de metade da população mundial tem contato direto com o tabaco. Seja pelos 1.200.000 de fumantes ativos, seja pelos 2.000.000 de fumantes passivos ou involuntários, que inalam a fumaça do tabaco em seus lares, trabalho ou até no lazer.

Sabe-se que a epidemia tabágica provoca a morte de mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo a principal causa evitável de morte. Nos países desenvolvidos, o cigarro mata mais que a soma das mortes causadas por cocaína, heroína, álcool, incêndios, suicídios e AIDS.

A inalação da fumaça do tabaco é causa de aproximadamente 50 doenças, e entre as 6 maiores causas de morte no mundo, 4 são relacionadas ao consumo de tabaco: infarto do miocárdio, derrame cerebral (AVC), doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) e câncer, principalmente o de pulmão. Algumas outras doenças tabaco-relacionadas são: câncer de boca, garganta, esôfago, estômago, pâncreas, cólon, reto, fígado, vias biliares, rins, bexiga, mama e colo de útero. Impotência sexual, infertilidade, úlcera de estômago, osteoporose, insuficiência arterial, gangrena, etc. Isto sem falar nas complicações e riscos para a mãe e feto no tabagismo durante a gravidez.

O tabaco, quando queimado e inalado, libera mais de 4700 substâncias químicas, sendo 60 delas cancerígenas, dezenas de substâncias irritantes, venenos poderosos e uma que causa prazer e dependência química, a nicotina. Ao chegar aos pulmões, a nicotina leva poucos segundos para chegar ao cérebro, causando liberação de vários neurotransmissores, sendo a dopamina a mais importante.

Qualquer forma de se inalar a fumaça do tabaco, seja através de cigarros, charuto, cachimbo, cigarros de cravo, de palha, narguile, etc acarreta a absorção das substâncias nocivas acima descritas.

E os cigarros de “baixos teores” de nicotina e alcatrão são menos prejudiciais? Este conceito foi colocado pela indústria do tabaco, sempre procurando uma forma de esconder os malefícios de seu produto. A principal modificação feita na elaboração dos cigarros de “baixos teores” foi na ventilação do filtro.

Os dispositivos de ventilação dos filtros, geralmente, correspondem a um ou mais anéis de orifícios, que servem para diluir a fumaça como ar, e assim reduzir a concentração das emissões de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono.

Porém, como o fumante é dependente de nicotina, e precisa receber as dosagens que estão habituadas, este compensa a redução da emissão de nicotina dando tragadas mais profundas, mantendo a fumaça mais tempo nos pulmões, fechando os poros do filtro com os dedos ou ainda fumando mais cigarros que antes.

Uma das mais importantes revisões feitas pelo National Institute of Health dos Estados Unidos sobre riscos associados como uso de cigarros de “baixos teores” apresentou, entre outras, a seguinte conclusão a respeito:

“Estudos epidemiológicos e outras evidências científicas não indicam benefícios para a saúde pública no que se refere às alterações no desenho ou manufatura de cigarros nos últimos 50 anos. Estas alterações não causaram diminuição importante de adoecimentos devido ao consumo de cigarros, tanto para o fumante ativo, como para a população em geral”.

O próprio posicionamento da indústria do cigarro, em seus documentos internos, revela: “Sem dúvida, é possível que o efeito de mudar para cigarros com baixos teores de alcatrão seja aumentar e não diminuir os riscos de se fumar. Devido à grande variedade de carcinógenos produzidos durante o processo de pirólise (reação química produzida pela queima de substâncias orgânicas) é pouco provável que se possa chegar a uma forma completamente segura de se fumar tabaco”

Um dos aspectos mais graves dessa questão é que o marketing dos cigarros de “baixos teores” os coloca como uma alternativa “inteligente” à cessação do tabagismo. Oferece uma falsa garantia de proteção e passa a impressão de um produto menos prejudicial. A única forma comprovada de proteção contra as doenças tabaco-relacionadas é não fumar e não permitir a poluição tabágica.

- x - x - x -

Especialistas alertam sobre os perigos do fumo

A comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, em 190 países, constitui um alerta dos estudiosos sobre os riscos provocados pelo uso do fumo, considerado um dos maiores causadores de doenças para a humanidade. Entre elas, estão as cardíacas e as respiratórias, e o câncer em suas mais diversas formas.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer registra que, a cada ano, o uso do tabaco mata cerca de 200 mil pessoas. Além desse prejuízo humano e social, o tabagismo também traz despesas que podem chegar a 100 milhões de reais por ano com o tratamento dos males que acarreta.

A Organização Mundial da Saúde registra que mais de 80% dos tabagistas começam a fumar antes do 18 anos, idade que cai para 12 anos nos países em desenvolvimento. O Brasil, com 22 milhões de fumantes, tem entre os jovens com esse hábito 70% que são filhos de pais tabagistas - e muitos admitem ter aprendido a fumar com os pais.

Esta é uma constatação que preocupa os especialistas em nosso país, e faz com que eles se voltem com mais atenção para a situação deste fumante que ainda se encontra na adolescência.

O pneumologista e professor Mário Rigatto, uma das maiores autoridades sobre este assunto no país, nos deixou valiosas informações sobre o risco que o hábito de fumar constitui para homens, mulheres e crianças – sejam ou não fumantes – no artigo “ A epidemia tabágica”, do qual passamos a transcrever alguns tópicos.

“O tabagismo determina forte adição por parte dos que a ele se expõem. Isto se deve ao seu rico conteúdo em nicotina, alcalóide cuja capacidade de viciar só é superada pela cocaína. Assim, uma vez fumante, a tendência é a pessoa se manter, pelo resto da vida, fumante”.

“O tabagismo é a causa de morte de um em cada dois fumantes. E causa de doença e invalidez em proporção bem maior. Esta extraordinária agressividade deve-se à nefasta conjugação de quatro distintos mecanismos de ação: neutralização das defesas orgânicas, prejuízo da alimentação celular, aumento do trabalho celular e desorganização da reprodução celular”.

“A neutralização das defesas orgânicas permite aos 4.000 componentes da fumaça do cigarro penetrarem até o interior dos pulmões, passarem para o sangue que por eles circula e, a partir daí, espalharem-se por todo o organismo, atingindo a praticamente todas as células”.

“O prejuízo da alimentação celular deve-se aos entraves que o fumo cria ao abastecimento de oxigênio, entre todos o mais importante elemento para o bom desempenho metabólico. Sem ele as células não conseguem produzir a energia de que necessitam para o cumprimento de suas funções”.

“O aumento do trabalho celular deve-se à estimulação, por alguns componentes do fumo, dos comandos nervosos que regulam a economia orgânica, obrigando cada célula a um trabalho maior que o normal. Esta conjugação de alimentação diminuída e trabalho aumentado leva a um extraordinário desgaste das células e, conseqüentemente, das estruturas orgânicas, fazendo do fumante um velho precoce, com todas as doenças e a alta mortalidade da velhice”.

“Finalmente, a fumaça do cigarro é capaz de desorganizar a reprodução celular através de, pelo menos, 40 substâncias indutoras de multiplicação anômala e desordenada das células, ou seja, indutoras de câncer”.

“Através destes quatro mecanismos o cigarro tornou-se, em menos de um século, a mais importante causa de doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, vasculopatias periféricas), de câncer (câncer do pulmão, da laringe, dos lábios, da língua, do esôfago, do pâncreas, dos rins, da bexiga), de pneumopatias crônicas (bronquite, enfisema) e agudas (gripe, pneumonia)”.

“A ele também se deve a menor fertilidade do fumante (sêmen pouco concentrado com espermatozóides pouco móveis), a menopausa mais precoce da fumante (dois a três anos antes da não-fumante) e o elevado índice de insucessos nas gestações de mães fumantes (as crianças geradas em útero de mãe fumante, se não morrem durante a gestação, nascem fracas, com menor peso e altura, sujeitas a maior morbidade e mortalidade na primeira infância, e irrecuperavelmente reduzidas em sua inteligência)”.

“A evidência até hoje acumulada mostra que, a par de variações individuais, a toxicidade do cigarro é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados e inversamente proporcional à idade com que a pessoa se inicia no vício. Em relação ao sexo, o problema é mais grave nas mulheres por apresentarem maior dependência à nicotina”.

“Em outros termos, uma vez viciada, a mulher tem mais dificuldade que o homem para parar de fumar. Além disso, o cigarro multiplica os riscos inerentes ao uso de pílula anticoncepcional (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial). E há ainda as graves conseqüências para a criança em gestação quando a mulher fuma neste período”.

“O tabagismo é uma doença infecto-contagiosa uma vez que infecta o fumante e contagia os seus circundantes.
O contágio faz-se através da fumaça: a exalada pelo fumante e produzida pelo cigarro que queima sozinho, entre pitadas. Esta última, sob vários aspectos, é ainda mais tóxica do que a fumaça exalada pelo fumante. O contágio também se faz através do sangue, no caso da gestante, e através do leite, no caso da nutriz”.

“Estima-se que o não-fumante que convive com fumante, fuma um terço dos cigarros deste último. Em elevador onde não se proíbe fumar, a ascensorista, em um dia de trabalho, fuma, em média, 10 cigarros. O mesmo se estima em relação a motoristas de táxi. As crianças com menos de um ano de idade apresentam uma incidência bem maior de bronquite e pneumonia quando o pai ou a mãe fumam e maior ainda quando ambos fumam”.

“Considerando-se a alta percentagem de fumantes na sociedade moderna (30 a 50% dos adolescentes e adultos) é licito concluir que ‘todos somos fumantes’. A diferença restringe-se em saber ‘quem pita’ e ‘quem fuma o pito dos outros’ ".

“Os prejuízos do cigarro não se restringem à saúde humana. Ele constitui também a segunda mais importante causa de incêndios.”

Fontes: TV-Globo – RJTV e Jornal Hoje
Texto do Dr. Mário Rigatto extraído de www.medicinal.com.br